Porque o Ciwwic está em versão beta?

Publicado em 22 de setembro de 2014

A versão beta de um produto web é a versão considerada aceitável para ser lançada para o público, que foi devidamente testada pela equipe de desenvolvimento, mas que talvez ainda necessite de alguns ajustes, quando utilizada por diferentes tipos de usuários.

Colocar um produto em versão beta significa receber o público usuário daquela ferramenta, com modos de uso diferentes daqueles simulados pela equipe interna. Significa ouvir o usuário, desenvolvedores e especialistas, acatando suas sugestões e observações, para enriquecer o produto final.

A ideia de disponibilizar uma versão beta de um software é usada há muito tempo e em ampla escala no mundo da informática. A necessidade dos desenvolvedores de saberem o que realmente é importante para os usuários, suas reações ao interagir com o produto e como eles reagem à interação com o produto, com a obtenção de informações valiosas, estimularam a adoção dessa ideia.

Os softwares de hoje estão cada vez mais complexos. Com esse aumento na quantidade de funcionalidades interligadas, testar um software, seja ele para a web ou não, é um grande desafio para quem o desenvolveu.

Quanto mais tempo um projeto permanecer em versão beta, mais pessoas validam a ideia, os processos e as funcionalidades. Também são reavaliadas as prioridades e, em alguns casos, a simplificação de determinadas funcionalidades.

Por fim, a versão beta é uma forma de trazer mais qualidade ao produto final, agregando contribuições positivas de usuários reais, fazendo alterações importantes para os próximos usuários. Deve-se ainda lembrar que esses primeiros usuários acabam por serem coautores do projeto, merecendo todo o respeito que eles esperam.