Dicas importantes

Gerenciando campanhas

Gerenciar uma campanha de publicidade é muito simples. Você só precisa acessar o menu “Recursos extras” > “Publicidade” > “Gerenciar”. A primeira tela mostra uma lista de campanhas já criadas, em ordem cronológica. Você perceberá que são mostradas as informações básicas de cada campanha: status (programada, ativa, reprovada, suspensa e expirada), nome, pacote (nacional f3, nacional f2, nacional f1, estadual ou municipal) e período de veiculação da campanha. Temos também três ícones, que representam as seguintes ações: “alterar banner/link”, “relatório de acesso” e “ver detalhes”.Untitled-3

Untitled-14Observe que no lado esquerdo de cada campanha, há uma caixa que pode ser marcada para utilizar a função “Suspender campanha”. É útil para o caso de uma emergência, onde o produto anunciado se esgotou, sua empresa entrou em recesso ou você não pode prestar aquele serviço temporariamente. A suspensão significa que aquela campanha será cancelada a partir daquele momento, sendo os valores (do dia seguinte à suspensão até o final da campanha), retornados à sua conta, em forma de bônus (não reembolsáveis). Antes de suspender qualquer campanha, você precisará confirmar, através de um aviso na tela.

Você deve ter percebido também que existem quatro status para as campanhas:

Untitled-1

 

 

a) programada, que está preparada para ir ao ar;

b) ativa, que significa que ela está sendo exibida;

c) reprovada, que é uma campanha que foi notificada a ter o banner (anúncio publicitário) alterado, por não estar de acordo com as normas do Contrato de Publicidade, mais especificamente à cláusula “Restrições de conteúdo”. Nesse último caso, você será notificado por email para substituir o banner em questão. Enquanto isso não acontece, um banner social será exibido no lugar.

d) suspensa, que foi suspensa temporariamente por você;

e) expirada, que passou do último dia contratado.

Na lateral direita da lista de campanhas, você tem o primeiro ícone, com a imagem de uma caixa com uma seta para cima. Clicando nessa imagem, uma caixa se abrirá. Nela você pode trocar o banner de sua campanha, seja por um motivo pessoal, seja por uma notificação do moderador do sistema. Basta seguir o mesmo caminho que foi feito no cadastro da imagem: clicar no botão “Escolher arquivo”, que uma caixa se abrirá, mostrando os arquivos no seu computador. Navegue nas pastas e procure onde está seu arquivo com a imagem do banner. Muitas pessoas salvam em “Meus Documentos”, o que é muito comum para quem usa Windows. Achou o arquivo? Então basta clicar em “Abrir” ou dar duplo clique no arquivo. O nome do arquivo aparecerá na tela e você pode então clicar em “Enviar”. Se quiser conhecer os formatos, clique no link “Especificações Técnicas”. Você pode ver o banner atual ou o novo clicando no ícone da lupa. Uma caixa se abrirá com o banner que está sendo ou vai ser veiculado. Nessa mesma área você pode alterar o link de destino do banner.

trocar_banner.fw

Outra função que é fornecida na lista de campanhas é a que mostra o “Relatório de Acesso”. Ao clicar no ícone com as barrinhas, uma caixa se abrirá com os gráficos que mostram a quantidade de cliques e visualizações no banner. Mostra a evolução durante os dias de um mês. Você pode alterar entre os relatórios de cliques ou visualizações somente clicando na caixa com a setinha ao lado esquerdo do botão imprimir. É possível ver mês a mês e também imprimir um relatório detalhado. A tela mostra ainda o total de cliques ou visualizações, assim como você pode passar o mouse em cada dia e ver o número de cliques/visualizações de cada dia.