Dia do Cliente: 3 dicas para um atendimento personalizado na Era Digital

Publicado em 15 de setembro de 2017

Nos últimos anos, houve grande evolução no atendimento ao cliente. Com o consumidor cada vez mais poderoso, empresas e negócios avançaram na diversidade e no gerenciamento de múltiplos canais de contato, de atendimento.

É o chamado omni-channel, ou seja, a experiência do consumidor se dá em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. Por isso, no Dia do Cliente, preparamos 3 dicas para seu negócio estar preparado para um atendimento personalizado na Era Digital.

1- Entenda a importância do cliente on e offline
Muitas empresas e negócios investem muito no treinamento de suas equipes de atendimento nas lojas físicas e se esquecem de dar a devida relevância aos clientes vindos da internet. Segundo o site E-commerce Brasil, atualmente no país o comércio eletrônico responde por apenas 3% do número de vendas, entretanto, o e-commerce influencia mais da metade das compras realizadas nos espaços físicos. O cliente costuma visitar as ofertas nos sites e passar nas lojas físicas para comprar ou realizar trocas.

2- Internet não é apenas venda, mas também atendimento
Num cenário de atendimento multicanal, onde o cliente busca experiências de atendimento e compra em diversas plataformas físicas e digitais, é importante ampliar as ferramentas e canais que aproximem os clientes de seus negócios, não apenas no comércio eletrônico automatizado. Clientes querem vivenciar experiências personalizadas. Portanto, aposte também em ferramentas como aplicativos de comunicação, respostas por e-mail, redes sociais e plataformas de atendimento como o Ciwwic.

3- Um feedback ágil é fundamental
O consumidor quer ser ouvido e dar resposta e feedback nos canais que lhe forem mais convenientes é fundamental para gerar confiança para seu negócio. Empresas que oferecem experiências positivas e respostas ágeis, influenciam seu público e ganham muito mais do que clientes, mas fãs da marca. Na internet, demorar dias ou até mesmo não responder a pedidos de atendimento, e-mail, mensagens enviadas por Whatsapp da empresa ou redes sociais seria o mesmo que não atender um telefone da sua loja física ou virar as costas para um cliente no ponto de venda.