Dicas importantes

Conta de fornecedor

Para usar como fornecedor, basta criar uma conta, clicando no botão laranja “Criar conta” no topo de cada página ou diretamente no formulário da página inicial.

Nome. Esse é o nome da pessoa física que está sendo responsável pela inserção do fornecedor. Lembre-se de que estamos solicitando o nome do responsável pela inserção das informações, que pode ser ou não o proprietário da empresa, embora obrigatoriamente deva estar devidamente autorizado para fazê-lo. O responsável é quem vai receber as solicitações de atendimento dos consumidores e poderá fazer qualquer movimentação no site.

Email. Essa informação é a base de sua presença. Sua conta só é confirmada após validação do email. Mandamos uma mensagem para sua caixa de email.

Crie uma senha. Evite senhas fáceis de serem deduzidas por terceiros, como “123456”, “senha” ou datas de aniversário. Lembre-se que você é o responsável pelos pedidos de atendimento, assim como as negociações e compromissos firmados com os fornecedores. Guarde sua senha com cuidado e, se precisar, mude a senha utilizando o recurso “Esqueceu sua senha?”. Se preferir, existem serviços que criam uma senha ou você pode aprender mais sobre o que é uma senha “forte”.

Escolha o tipo de conta:

Marcando “Pessoal”, uma conta de consumidor será criada. Você poderá informar o produto ou serviço que deseja, escolher os fornecedores e quando quer ser atendido. Veja como funciona.

Já a opção “Empresa ou Negócio” refere-se ao cadastro de pessoa física ou jurídica de qualquer porte e área de atuação, que estará apto a atender consumidores, dentro de sua região de atuação. Ele aceita tanto o CPF como o CNPJ para validação de sua participação na rede em um segundo passo do cadastramento.

Os Termos de Uso são as regras que devem ser seguidas por todos os usuários do site, sejam eles consumidores ou fornecedores, pessoas físicas ou jurídicas. É o documento que orienta a conduta de todos. Vale a pena ler, para ter uma noção do que você pode ou não fazer. Ele está em constante atualização, que é sempre notificada aos usuários.

Escolhendo “Empresa ou Negócio”, você será direcionado para continuar o cadastro de fornecedor:

BIZPAGE E TIPO DE FORNECEDOR

A Bizpage (biz = abreviatura do termo business, negócios + page, página) é a página de negócios do fornecedor. Ela reúne seus dados mais importantes, como informações de contato e localização. Como ela é uma página pública, você precisa ter um endereço para que as pessoas a encontrem, através de um nome que você escolher (e estiver disponível). Seja criativo e use um nome que realmente identifique seu negócio ou você como profissional autônomo. Evite apelidos, gírias, diminutivos ou outras palavras que possam diminuir sua importância.

Para nós, tanto a pessoa jurídica (empresa) como o empreendedor pessoa física tem o mesmo tipo de participação. Se você atua como profissional autônomo, seja registrado ou não como MEI (Microempreendedor Individual), você também pode se cadastrar como um fornecedor.

DADOS CADASTRAIS

Nessa tela você vai inserir seus dados pessoais (conta como pessoa física) ou informações sobre a empresa (conta como pessoa jurídica). Na parte de endereço, quando você inserir o seu CEP, o endereço será carregado automaticamente.

cadastro_pj.fw

DIAS E HORÁRIOS

Nessa terceira tela, você tem duas áreas que coletam informações importantes sobre o atendimento que você vai prestar aos consumidores. A primeira é relativa aos dias e horários que você ou sua empresa estão aptos a atender. É possível marcar até dois períodos distintos para o mesmo dia. Se você ou sua empresa não trabalham no horário de meio dia, é possível escolher o mesmo dia duas vezes, marcando 08 às 12 em uma linha e 14 às 18 em outra linha.

dia_semana

Marque com cuidado essas informações, pois é a partir delas que você vai aparecer nos resultados. Seja o mais realista possível. Se não atende a partir das 18:00, não marque os horários seguintes, porque os consumidores que querem ser atendidos nesses horários ficarão frustrados quando você não os atender. Perdem ambos, você e o consumidor, pois ele o qualificará negativamente. O mesmo acontece nos dias da semana. Se você ou sua empresa não podem atender aos sábados, não marque esse dia. Muitas pessoas trabalham durante toda a semana e deixam o sábado para resolver suas questões. Esperar atendimento nesse raro espaço de tempo e não recebê-lo, é igualmente frustrante. Não incluímos a marcação de feriados, pois variam de acordo com a cidade e/ou estado.

Na segunda coluna, você tem um sistema para cadastrar os meios de comunicação disponíveis. Simples de usar, basta que você escolha o tipo de meio de comunicação e escreva embaixo sua identificação no serviço. Por exemplo, se você escolher Skype, escreva embaixo seu nome/login Skype. Ao clicar no botão [+], ele automaticamente aparece na parte de cima. Se errou ou pretende mudar, basta apagar, clicando na imagem da lixeira e criar um novo. Isso vale também se você deixou de atender por determinado meio ou se precisa fazer uma alteração provisória.

A última etapa da criação de sua conta como fornecedor é a que identifica melhor sua empresa na Bizpage. O primeiro item é o logotipo (ou logo, logomarca, marca). Para fazer upload (inserir o logotipo), clique no botão “Escolher arquivo”, que uma caixa se abrirá, mostrando os arquivos no seu computador. Navegue nas pastas e procure onde está seu arquivo. Muitas pessoas salvam em “Meus Documentos”, o que é muito comum para quem usa Windows. Achou o arquivo? Então basta clicar em “Abrir” ou dar duplo clique no arquivo. O nome do arquivo aparecerá na tela e você pode então clicar em “Salvar”. São aceitos arquivos nos formatos *.jpg, *.gif ou *.png, com no máximo 2MB de peso. Se precisar diminuir o tamanho ou peso de uma foto, use serviços online e gratuitos. Você pode usar o site www.reduzirfotos.com. Se não tiver o arquivo no momento, não se preocupe, pois você poderá inserir/editar posteriormente .

cadastro.fw

Ainda nessa última tela, você deverá fazer a inserção do endereço de seu site (caso o tenha), assim como suas redes sociais: Facebook, Twitter, Google+ e Youtube. Essas informações não são obrigatórias, mas agregam valor à sua Bizpage.